Ao decidir adotar um animalzinho é preciso ter em mente que além de amor e carinho ele também vai precisar de cuidados com a saúde. Por isso, manter em dia o protocolo de vacinação é fundamental.
Conheça as vacinas que o seu gatinho deve tomar:
Vacina Quádrupla – V4: A quádrupla felina auxilia na prevenção de clamidiose, calicivirose, panleucopenia e rinotraqueite.
Valor: média de 80 a 100 reais (Curitiba)
Vacinas Quíntupla – V5: Além das doenças citadas acima, ela é indicada também na prevenção da leucemia felina (Felv).
Valor: média de 110 a 150 reais (Curitiba)
Antirrábica
Finalizando o calendário vacinal, temos a vacina auxiliar na prevenção da infecção pelo vírus da raiva, uma importante zoonose. Se o animal apresentar sintomas de raiva, tem poucas chances de sobreviver. A única forma de prevenir é a imunização.
Valor: média de 60 a 80 reais (Curitiba)
Filhotes: devem ser administradas duas doses de vacina com intervalo de 3 a 4 semanas + Raiva.
Adotei um gatinho adulto, preciso vacinar?
Sim!!!!! Caso você não saiba a procedência dele e o histórico anterior de vacinação é preciso fazer o protocolo completo de vacinação assim como um gatinho filhote, ou seja, Duas doses + Raiva.
Vacina importada é melhor do que a nacional, qual a diferença?
As vacinas importadas só podem ser vendidas para médicos veterinários (consultórios, clínicas e hospitais), que estão preparados para armazenar e aplicar a vacina de maneira correta. Já as nacionais são vendidas para qualquer estabelecimento agropecuário e, muitas vezes aplicadas por pessoas sem a formação veterinária causando prejuízo na qualidade da vacina.
Reforço anual
Importante: depois de um ano da última dose é feito o reforço anual que consiste em uma dose de cada vacina que o gatinho recebeu quando filhote, se ele recebeu a V4 e a Antirrábica, vamos repetir essas duas vacinas todo ano.
Lembre – se: os gatos precisam estar bem de saúde para tomarem as vacinas, só inicie o protocolo de vacinação quando eles estiverem saudáveis.
Dica Crazy Cat Gang: esse é o protocolo padrão de imunização de gatinhos, mas atenção: ele não substitui a consulta de um médico veterinário, ok? Elas são fundamentais para garantir o bem – estar do seu miau!