Comportamento

Não precisa dar banho em gato, ta bom?

Viu!
Gatos são auto-limpantes. Basicamente essa palavra descreve o habito de
limpeza dos gatinhos. Eles se lambem e tiram restos de pêlo, sujeiras etc.

“Ah mas eu vejo vídeos da internet de gatinhos que gostam de água”. Sim e na internet a gente vê de tudo né, mas em sua GRANDE MAIORIA GATOS NÃO CURTEM / GOSTAM ou PRECISAM de banho!

Wet animals GIF - Find on GIFER
Porque não dar banho em gatos?

Gatos não precisam de banho. Além deles serem super limpinhos por se lamberem muito, o banho pode gerar alguns problemas no seu gatinho que você não vai querer correr o risco.

E você pode facilitar a vida dele escovando sempre, indicamos no mínimo duas x por semana.

Official Video: Cat Bath Freak Out -Tigger the cat says 'NO!' to ...

O que pode acontecer se eu der banho em gatos?

– estresse – sim, ele pode se estressar muito nesse processo e o estresse para o gatinho é mais perigoso do que parece. Além de baixar a imunidade, pode

– trauma – a situação em si pode gerar um grande trauma no seu gatinho. Ele ficar extremamente assustado, com medo de você, com medo de algo que você usar no banho dele, medo de entrar no local onde você deu banho, medo das suas mãos, enfim, muita coisa pode acontecer na cabeça do gatinho em relação ao banho, porque ele simplesmente não precisa de banho e não é do habito do gatinho gostar de banhos.

– fungo e otite – secar o gatinho é mais complicado do que parece e secar com a toalha não basta. Deixar ele secando ao sol não é suficiente para secar bem a pele dele e não pode acontecer, nunca! Além do surgimento de fungo por conta da umidade que poderá ficar na base do pêlo dele, pode causar otite, aquela dor de ouvido super incomoda e que poderia ter sido evitado né!

socialibilidade você ai que já está lendo um monte sobre gatinhos já sabe que ele tem um cheirinho que é só dele, tirar esse cheiro característico também é estressante, pode atrapalhar tanto ele quanto os irmãos gatos que vão se estresser e não reconhecer o irmãozinho (isso rola sempre quando voltam da castração, por exemplo).

Em quais situações devo dar banho em gatinhos?

– Doenças de pele

– Algum tratamento que peça banhos completos, porque mesmo alguns tratamentos você pode dar banho apenas no local! por exemplo, ele está com fungo na patinha, você precisa passar o shampoo, deixar agir e depois tirar. Não precisa ser no corpo todo, pode ser apenas na patinha. 
Claro que para controle de fungo indicamos tratamento via oral, banho (ou outros sprays).
Gif 669: Funny Cat Take a Shower, Video, Gif | Gifon007.eu
Tá, mas se depois de ler tudo isso você ainda quer dar banho no seu gatinho, vamos te ajudar aqui com a melhor maneira e a menos estressante para todos os envolvidos. E importante, nunca ligue o chuveiro ou torneira do lado do gatinho, isso vai deixar ele estressado e o som do banheiro com o eco da água pode irritar o ouvido dele.
Cat Shower GIFs | Tenor
Crie um ambiente onde o banho não será estressante, com muito barulho e pessoas. Se quiser colocar uma música como a Relax My Cat vai ser muito legal pra ele.re

1) Encha um balde e uma bacia com água morninha e uma caneca. 

2) Deixe tudo o que você precisa para o banho já separado e ao seu lado. Se for usar shampoo ou sabonete já deixe tudo aberto.

3) Pegue 3 toalhas e também deixe bem pertinho de você.

4) corte a unha do seu gatinho antes de começar todo o processo.

5) Coloque ele na bacia (pode ser até na pia com o ralo bem fechado) e va molhando ele como uma canequinha. Nada de virar o gato de barriga para cima (PELAMOR) e seguro com firmeza o lombinho na parte do pescoço (onde a mamãe gatinho segura o seu filhote para dar segurança). 

6) Passe o shampoo cuidando para não molhar dentro da orelha. 

7) Do outro balde vá pegando com a caneca a água limpa e jogue carinhosamente no gatinho. 

8) Embrulhe ele com a toalha. Sente em algum local e vá secando o fofuxo. 

9) Pegue uma toalha limpa e coloco no gatinho deixando apenas o bumbum, patinhas traseiras e rabinho para fora, o resto deixe em volto com a toalha e se tiver ajuda com alguém pra fazer carinho e acalmar ele ali embaixo seria lindo. Seque ele bem nessa primeira parte, agora passe para as costas e patinhas dianteiras, deixe a carinha por último tá bem, é onde ele pode se estressar e se irritar mais, por isso deixe por último. 

Você também pode querer ler...