Adoção,Comportamento

Tratamento de fungo. Como fazer?

Se tem uma doença que acomete quase que 70% dos gatinhos que a gente resgata é o fungo chamado microsporum canis. Claro que são muitos tipos de fungo que gatinhos e cachorros pegam, inclusive a esporotricose (uma zoonose gravíssima).

Mas nesses 7 anos resgatando gatinhos com fungos, nos sentimos com um pouquinho experiência para compartilhar com vocês aqui as possibilidades de tratamento, quanto tempo dura e como você pode ver a evolução do funguinho no seu gatinho.

Vamos contar aqui pra vocês o caso do Will. O will chegou praticamente pelado, com feridinhas e crostas pelo corpinho inteiro, era um caso mais avançado e precisaríamos entrar com remédio oral. Quais sinais você precisa ficar de olho: falhas nos pêlos, crostas de pêlos ou casquinhas e descamação da pele.

Mas para o caso dele, os banhos precisavam ser regularmente a cada 72h. O tipo do shampoo também pode ser um perigo, já pode intoxicar o gatinho a longo prazo. Então todo o tratamento deve ser acompanhado pelo veterinário. 

O remédio não estava fazendo efeito tão rápido e a veterinária indicou iniciar com banho, como ele tinha fungo pelo corpo inteiro

Em um certo momento do tratamento você pensará que o gatinho está piorando, mas as feridas ficam com as casquinhas mais grossas e caem, isso é um excelente sinal, assim que a casquinha cair, a pele estará em processo de citrazição, mas o tratamento não deve parar por ai.
Para que não haja recontaminação, a limpeza do ambiente deve ser rigorosa.

  1. Limpar diariamente o ambiente com aspirador de pó
  2. Lavar o local com detergente ou produtos como Hysteril/lisoform
  3. Lave bem as mãos após a limpeza ou contato com o gato e passe álcool nas pernas e braços onde você teve contato com ele.

E durante o tratamento não desista! Mantenha a limpeza, medique nos horários certos e seque muito bem o gatinho após o banho! Ele não pode ficar com a pele úmida.

Esse e o Will, recuperado 100% dos fungos!

Você também pode querer ler...