Comportamento,Resgate

Quero ser Lar Temporário

Ser lar temporário parece ser tarefa fácil, mas não é!

A já vamos dizendo isso porque precisamos que quem faça lar temporário siga nossas dicas ao pé da letra. Não por frescura nossa, mas porque estudamos, estudamos e estudamos, a além dos 6mil gatinhos que já passaram por nós, podemos dizer que temos muita experiência no assunto. Então se tiver ansiedade ou for uma pessoa teimosa, já pula esse post para não gerar estresse e desgate (tanto pros gatinhos como pra gente né). E vamos ao passo a passo que fará de você (pessoa não ansiosa ou teimosa) a ser o melhor lar temporário do – u n i v e r s o -.

Sick Cat GIFs | Tenor

Começamos com esse gif fofo e com filhote só pra dar uma animada. Mas você sabia que 90% dos gatinhos chegam para a gente doentes. O nosso protocolo de resgate é: resgataencaminha para a veterinária parceira – passa por um avaliação – toma vermífugo (vetmax, Petzi, Helf line) e antipulgas (utilizamos o revolution ou o advocate) e se estiver bem poderá ser encaminhado para lar temporário. Nessa avaliação as doenças comuns são: rinotraqueite, giárdia e fungo.

Outro ponto importante é que gatos filhotes são doados mais facilmente na internet, tanto em grupos de adoção como em sites de troca e venda (infelizmente né), então quando resgatamos, lidamos muito com abandono, doenças e maus tratos. Uma realidade bem diferente do que fotos e vídeos fofos de gatinhos no instagram e facebook. E ao ser lar temporário você poderá receber na sua casa, por exemplo, um gato que teve um dono por 10 anos e que não teve mais condições de cuidar e o abandonou. Então esteja com o coração e o psicológico preparado.

13 Purrfectly Looped Cat GIFs To Get You Through Quarantine ...

Onde coloco o gatinho lá em casa?

Lembrando que para ser Lar temporário é obrigatório ter tela de proteção, e mesmo com a tela, as janelas precisam ser fechadas pois gatinhos assustados podem arrebentar facilmente.

No menor espaço possível e sem esconderijos. Aqui geralmente a teimosia dos humanos impera, pois ficam com dó do gatinho e acabam soltando pela casa, tornando um inferno qualquer processo de socialização que a gente precise fazer. Por isso, sim, coloque em espaço reduzido e sem esconderijo. Se não tiver um quarto, mas tiver um banheiro ou lavanderia com espaço, pode aproveitar esses locais para fazer lar temporários sim! São perfeitos!

Cat Goes To Their Secret Lair - Señor GIF - Pronounced GIF or JIF?
Esconderijos ruins:

Embaixo da cama (não, não é legal, não vai funcionar, não adianta reclamar)
Embaixo do armário (não adianta, se tem onde se esconder, ele vai se esconder)
Dentro de sofás, armários que não fecham, atrás de prateleiras etc.

Esconderijos bons:
Caixas de papelão
Caminhas e toquinhas com cobertas quentinhas
Arranhadores com toca

Brinquedos Reciclados para seu Pet: 37 Modelos para você fazer em casa | Revista Artesanato

Então se você tem um local reduzido que possa deixar o gatinho, atenção para o próximo passo.

Faça ele se sentir seguro!

Ele precisa de comidinha, água, areia, tapetes ou arranhador e uma toca.
A comidinha você poderá colocar em potes largos, nada de potes pequenos (que eles ficam batendo os bigodinhos nas laterais). A água em pote de cerâmica ou vidro, largo também.
Caixa de areia para adultos tem que ter o perfil alto, caixas pequenas e baixas não deixam o gato a vontade. E o principal é a areia. Nada de usar granulado de madeira (NÃO USE GRANULADO DE MADEIRA) ou areias orgânicas, ele não vai saber que ela é local de xixi (pode fazer as vezes dentro, mas vai continuar fazendo fora), então use a areia para gatos do mercado mesmo até ele se acostumar e vá trocando aos poucos. Se você não tiver, jogue terra em cima, a terra vai fazer ele entender onde precisa fazer o xixi e o cocô.
Arranhador pode ser capacho, caixas de pepelão, tapetes velhos.
E a toca, você precisa deixar um local que ele se sinta seguro e não fique encolhido morrendo de medo em um canto.

Blog sobre arquitetura, design, urbanismo com enfoque em sustentabilidade e pesquisa

Hora de conhecer o amor e carinho

Gatinhos traumatizados precisam de um tempo para voltarem a confiar em humanos. Por isso, por mais dócil que o gato seja, não significa que ele vai chegar na sua casa querendo colo. E não force. Ele precisa do tempo dele para entender que você está ali para ele e que você e um humano bom! Muitos apanharam, então você precisa mostrar que vocé é um humano legal!
Converse com o gatinho, leia um livro perto dele, coloque música (relax my cat no youtube) e se ele ainda está assustado, tente fazer carinho utilizando uma escova (pode ser de cabelo), uma escova de dente etc.
Para saber mais sobre gatos ferais e assustados, leia esse post aqui.

Brushing Hair GIF - Brushing Hair Comb - Discover & Share GIFs

Tempo e Dedicação

Além de ter um ambiente seguro e confortável para o gatinho, para ser lar temporário é fundamental ter um tempo de dedicação com eles, que seria no mínimo meia hora por dia.

Nesse tempo você pode dar carinho, brincar, entender o comportamento dele e principalmente fotografar (fotos sempre durante o dia eim). A foto ajuda os gatinhos a encontrarem uma família, todo o nosso processo de adoção é feito de forma virtual, por isso quanto mais fotos e vídeos melhor.

Outro ponto legal é observar a personalidade do gatinho, é possível perceber se ele gosta mais de carinho ou de brincadeiras, se ele curte ou não colo, se ele é conversador ou mais quietinho e isso vai nos ajudar a criar os posts e os stories dos fofuxos. Uma descrição completa e detalhada ajuda ele a encontrar um adotante perfeito!

E se eu quiser adotar um LT?
Se você se apaixonou por seu lar temporário e está decidido em adotar, corra mandar uma mensagem para a coordenação da ONG. E não vá mandar somente depois que saber que ele foi adotado, isso seria antiético e chato, principalmente com os adotantes que passaram pela entrevista e já criaram toda a expectativa em relação a adoção.



35 imagens engraçadas de animais | Entretenimento - TudoPorEmail

VOCÊ PRECISA SABER:

Não misture os gatos resgatados com os gatos da casa. Há doenças como a Fiv e a Felv, Fungo, Giárdia, entre tantas outras que podem ser transmitidas aos seus gatos.
É importante que você mantenha o check up dos gatinhos de lar temporário em dia, aplicar antipulgas mensal e também seguir o cronograma de vacinação e vermífugo. Muitas doenças podem surgir do excesso de pulgas e de vermes.

E caso queira misturar, mesmo sabendo das consequências, você precisa testar os seus gatinhos para a FIV e FELV e estar ciente que caso os seus gatos peguem qualquer doença da convivência com um gatinho de lar temporário, você será responsável pelos cuidados e tratamentos!

Quer ser lar temporário da Crazy Cat Gang? Então acesse esse formulário aqui.

Você também pode querer ler...