Diariamente resgatamos gatinhos, porém alguns deles levam um tempo maior até se tornarem aptos a ganhar um lar pra chamar de seu. Durante esse período observamos que o mais importante é ter paciência, amor e dedicação.
Por isso, só depois de socializados, os gatinhos são disponibilizados para adoção. Mas, quando adotados vão para um lugar novo e, então, é tudo diferente: o cheiro muda, as vozes, o espaço. Por isso, as tias aqui sempre pedem muito cuidado na adaptação, principalmente com os gatinhos que já passaram por traumas e possuem algum histórico de medo.
Estamos aqui pra te ajudar em todo esse processo e garantimos que quando a adaptação é feita corretamente, no final dá tudo certo e aí é só curtir muito amor e ronron.
Dicas valiosas para a socialização:
1. Deixe o miau em um espaço reduzido. Reduzido mesmo, como, por exemplo, no banheiro, lavanderia ou quartinho, onde não existam esconderijos. Se nesse espaço tiver armários ou qualquer outro tipo de esconderijo tente tampar com cobertas, malas ou caixas fechadas, tudo isso antes de colocar o gatinho.
2. Faça tocas para o miau! Já que todos os esconderijos estão fechados é super importante criar locais seguros para que ele se sinta mais tranquilo. No Youtube tem várias dicas de como fazer toquinhas com caixas de papelão (clique aqui para aprender), assim o gatinho vai se sentir seguro nesse espaço.
3. Sente-se com ele e converse. Enquanto eles estiverem nesse local de adaptação, sente no chão e converse com ele. Faça carinho embaixo do queixo, na cabeça e perto do rabinho. Incentive a brincadeira com cordinhas ou brinquedos que não façam muito barulho. Você pode começar com um cadarço ou uma fitinha fazendo movimento de cobrinha no chão. O ideal é tentar essa aproximação várias vezes durante o dia.
Importante: deixe as janelas fechadas nesse período de adaptação. Gatinhos com medo ou assustados pulam muito alto e podem roer ou passar pela tela de proteção. Uma dica legal também é sempre conversar com eles, mesmo em outro cômodo. Assim, passam a conhecer a sua voz e se familiarizar com você.
Estamos quase lá…
4. O espaço maior. Depois de alguns dias você vai perceber bastante evolução. O gatinho estará mais seguro com a sua presença. Que demais, né? Chegou a hora de passar ele para um espaço um pouco maior como um quarto, por exemplo. Continue fazendo muuuuuito carinho e brincadeiras, mas ainda assim evitando fazer barulhos altos nesse ambiente.
A partir do momento que perceber que o gatinho não se esconde mais quando você abre a porta, que ele aceita carinho e já está amando brincar, que tal dar acesso a casa toda para o novo morador? Este é o momento!
Provavelmente eles ainda vão ter um pouco de medo de barulhos e pessoas estranhas, mas isso com o passar do tempo vai diminuindo.
Não há como prever quantos dias cada fase leva, afinal todo gatinho é único. Mas calma, fique tranquilo! Você vai sentir no dia a dia a evolução dele.
Mas e se o gatinho fizer fizzzz ou me atacar?
1. Proteja-se para a aproximação. Todo mundo tem em casa uma meia mais grossinha ( principalmente aqui em Curitiba, né?). Para se sentir mais seguro nos primeiros contatos, coloque essa meia na mão ou uma luva, sente no chão e aproxime levemente a sua mão até o gatinho. Se, por acaso, ele fizer fizzz ou qualquer outro barulho, não hesite e prossiga. É bem importante não recuar a mão nesse momento.
Se você se sentir inseguro mesmo com a meia, não se desespere. A dica é usar uma escova de cabelo para fazer carinho no miau, afinal ele precisa associar que carinho é bom e que você não fará nenhum mal.
2. Não encare! Um macete super legal é não encarar diretamente o gatinho nesses primeiros contatos. Antes disso, você precisa estabelecer um vínculo de confiança que acontecerá com o passar dos dias.
#ficaadica: Tem disponível no Youtube e no Spotify a playlist “Relax my cat”. Vale a pena conferir! Essas músicas ajudam a deixar os gatinhos mais relaxados.
Nunca, nunca (de verdade, nunca) solte o gatinho pela casa toda nos primeiros dias. Esta atitude atrapalha muito! O importante mesmo é ter muita paciência e amor.
Seguir os passos da adaptação é fundamental.
Ainda tem dúvidas? Sem problemas! As tias ninjas da CCG estão super disponíveis para te ajudar nesse processo. Depois que o gatinho aprender a confiar em você, te garantimos que é amor, amor, amor.