Comportamento

Como cuidar de um gatinho com FELV +

A Felv é conhecida como a Leucemia Felina e acomete apenas os gatinhos, ela não tem cura e após o diagnóstico positivo você vai precisar ter cuidados diferentes com o seu gatinho felvinho.

bath | Trending Gifs

O vírus da FELV pode ser contraído quando o gatinho entra em contato com a urina, fezes e até saliva de gatinhos FELV +.

doença afeta diretamente o sistema imunológico do animal, aumentando a vulnerabilidade para outras infeções.

Quais são os sinais de um gato com felv

  • Apatia
  • Febre
  • Perda rápida de peso
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Muitos xixis durante o dia
  • Gengivite
  • Secreção ocular – conjuntivite
  • Demora na cicatrização de lesões ou ainda pouco resultado em tratamentos em geral.
     

Se o seu gatinho tem alguma dessa alterações, tome cuidado, não dê acesso a rua pois ele pode transmitir para outros gatinhos.

Exames para constatar a FELV

São dois tipos de teste que você poderá fazer no seu gatinho. O ELISA e o PCR. O ideal é sempre fazer o teste após os 6 meses de vida, caso faça antes, é indicado refazer depois de alguns meses. No exame de fiv e felv não existe falso positivo, o poderá acontecer é dar falso negativo.

Best Gifs Engracadas GIFs | Gfycat
Cuidados com seu gatinho FELV

– Nada de estressar seu gatinho.
muitas visitas, festas e estranhos pela casa pode estressar os gatinhos que são felv positivos. Mudanças de endereços e viagens também pode estressa-los, e você pode auxiliar esses momentos usando feliway, deixando em um ambiente controlado. A utilização de florais a longo prazo também é eficiente.

– Vacine o seu gatinho felv, mas atenção eim
É super importante que você mantenha a vacinação do seu felvinho em dia (usar a v4) mas para isso você tem que se certificar que ele está bem! A vacina v4 protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose. Se o seu gatinho não tiver felv e você quiser adotar um felvinho, você pode também, para isso você precisa aplicar a v5 (duas doses) e fazer a aproximação. Lembre-se de fazer a vacinação anual.

– Vá sempre ao veterinário
Tenha um veterinário (especialista em felinos) que possa guiar você no passo a passo de tratamento do seu felvinho. O check up deve ser no mínimo anual. E você pode manter vermífigo e antipulgas em dia sem precisar levar o fofuxo ao consultório. E atenção, vacinando seu felvinho no momento errado pode baixar muito a imunidade e acarretar diversos problemas, inclusive utilizar tratamentos ineficazes. Por isso repetimos sempre aqui, procure sempre um veterinário especialista em felinos.

– Enriqueça a casa com brinquedos e arranhadores
Pasmem, o gato também é dono da casa e merece ter coisas que curte fazer, como subir, escalar e arranhar. Então é super importante, inclusive para gatinhos felvs, que você crie locais para ele gastar a energia, descansar e desestressar.

– Ração de qualidade!
Ração de qualidade é o mínimo que qualquer gatinho pode receber. Nada de ração colorida (fazem mal e podem dar diversos problemas renais e hepáticos). Temos um post aqui falando sobre ração que você pode dar uma olhada.

Não deixe seu felvinho com acesso à rua.

A FELV é uma doença altamente contagiosa, não tem cura e pode permanecer escondida por muitos anos. Por isso sabendo que o seu gatinho está com a FELV+, não deixe com acesso à rua pois ele poderá infectar todos os gatinhos da vizinhança.
So relax! Just look at this perfect little face: | 사랑스러운 새끼 ...

Perguntas frequentes:
Porque meu gatinho com felv fica gripado e doentinho com mais frequência:
Como a imunidade dele é mais baixa do quem em gatinhos saudáveis, qualquer gripezinha que normalmente pode ser tratado no início com Lysin, pode se transformar numa bola de neve e ocorrer infecções secundárias devido ao quadro de imunodepressão, sendo necessário muitas vezes o tratamento com antimicrobianos, antifúngicos e antiinflamatórios.

Como faço para o meu gatinho FELV + sempre estar saudável?
Tenha sempre probiótico em casa. Como por exemplo o Cat da Organnact que oferecemos a todos os nossos gatinhos resgatados. E tenha também o Lysin, qualquer espirro ou remelinha, já fique atento.
E claro, ração boa, muita água e vacinação em dia.

Temos mais um artigo sobre FELV que pode te ajudar também!

Você também pode querer ler...