Ele conversa contigo
São vários tipos de miados, e cada miado serve para alguma coisa específica que o gatinho precisa. Miados mais longos geralmente indicam felicidade. Miados curtos indicam pedidos de alguma coisa (pode ser carinho, brincadeira, atenção), miados estridentes podem ser sinal de briga e estresse.
Ronronando
A barulho de motor é 99% das vezes sinal de felicidade. Quando o gato ér amamentado pela mãezinha, ela ronrona e ensina ele a ronronar também. Eles ronronam quando se sentem amados.
Balançando o rabinho
A forma que o gato balança o rabinho também comunica coisas diferentes. Quando é um balançar mais violento e forte, mostra que o gatinho está incomodado! Quando ele tem o rabinho lá em cima e da uns tremeliques, é sinal de empolgação e felicidade. E ele também pode esfregar o rabinho em você para deixar cheirinho na suas pernas.
Amassando pãozinho ou massageando
Quando o gatinho é bebê, ele amassa pãozinho na mãezinha para estimular a produção do leite e relaxar. Isso vai fazer com que ele tenha uma memória afetiva ao ato de amassar pão, que vai seguir o resto da vida dele. São momentos de felicidade e relaxamento.
Cambalhotas e se esparramando no chão
Mostra uma submissão ao humano que está pertinho dele. Ele está relaxado e feliz perto de você, mas isso não significa que você pode fazer carinho nele ou ainda brincar de formas que ele não queira. Só pra deixar claro que quem manda é ele.
Se esfregam
O gatinho se esfrega em você, nos móveis, nas cadeiras, e por onde ele passa ele vai demarcando território. Mas quando ele se esfrega em você, humano, significa que ele gosta de você. Os locais do corpinho dele que mais libera hormônio é a carinha (bochechas e queixinho), o bumbum e rabinho, e também pelas almofadinhas das patinhas.
Orelhas tranquilas
As orelhas comunicam mais do que a gente imagina. Quando o gatinho direciona a orelha para algum barulho ou algo que está acontecendo, mostra que ele está interessado. Quando a orelha fica baixa e virada para o lado contrário do acontecimento, monstra indiferença. Quando o gatinho puxa as duas orelhas na horizontal, muitas vezes demonstra nervoso e estresse.
Mordidas de amor e brincadeira
As mordias de amor acontecem enquanto o gatinho recebe carinho e amor, e na cabeça do gatinho, as mordidas demostram afeto. Ele também morde para brincar ou até agredir, caso esteja estressado, por isso evite ensinar o seu gatinho que mão é brinquedo, não use a mão para provocar ou atacar o gatinho.
Você pode ler mais artigos relacionados:
Meu gatinho me morde, e agora?
A sua casa precisa estar pronta para um gato. Saiba mais aqui.