A gente sempre recebe mensagem de pessoas com problemas de xixi fora do lugar, desde fêmeas a machinhos fazendo xixi em paninhos, sofá, caminhas e até plantas pela casa.
Então vamos descobrir juntos o que está acontecendo com seu gatinho:
A primeira pergunta que precisamos fazer é: É CASTRADO (A)? Se não for, aí está a primeira questão a ser resolvida. Castre! Gatinhos podem marcar território (principalmente os não castrados).
A próxima pergunta é: qual o tipo de areia que você usa? Areias orgânicas (de tapioca etc e até granulado de madeira) podem fazer com o gatinho faça xixi fora da caixinha, isso não significa que ele vá fazer sempre fora, ele pode fazer sim dentro da caixinha, tanto coco quanto xixi, mas ele pode fazer fora porque não está 100% a vontade com a escolha da areia. Isso pode agravar ainda mais o caso fazendo ele segurar o xixi e virar até cistite.
Situações de stress:
1) Você trocou a areia?
Solução: compre uma areia tradicional e vá misturando com a areia que você deseja trocar. Tenha pelo menos duas caixas na sua casa.
2) Você trocou a ração?
Solução: a troca deve ser realizada com parcimônia, misturando a antiga com a nova aos pouquinhos, para ele ir se acostumando. Não pode mudar de supetão! Então, comece a troca tudo de novo. Aos poucos, misturando.
3) Você trocou alguma coisa na rotina? Desde visitas, troca de móveis, tirou alguma coisa da casa?
Se sim, isso também pode gerar stress no gatinho, fazendo com que ele faça xixi fora para te dizer que tem alguma coisa errada que ele não está gostando.
Solução: volte como era antes, ou mude aos poucos. Ofereça petiscos sempre que houver essa possibilidade de stress, para que ele possa associar isso a uma coisa boa.
4) Nada mudou na sua casa e na sua vida e seu gatinho está fazendo xixi fora?
Solução: Corra para o veterinário, pode ser cistite ou alguma dor e ele usa o xixi para te avisar que não está legal. Pode ser febre, dor, inflamação etc.
5) Tem algum gato não castrado na redondeza da sua casa? Vizinhos? Gatos que vão ai passear? Se sim, isso também pode ser a causa.
Solução: você pode usar feliway para tentar amenizar o stress do seu gatinho. Floral também é muito legal e ainda castrar o gatinho sapeca do seu vizinho. Se ele entra na sua propriedade, você não precisa de autorização e nem aviso prévio, basta pegar, castrar e devolver (o vizinho nem precisa ficar sabendo)
6) Onde está a caixa de areia?
Esse é um ponto importante, o gato gosta de ir ao banheiro em paz, assim como você. A caixinha não pode ser do lado da comida e nem da água dele, isso é péssimo aliás, você não come enquanto faz xixi ou coco, o gato também não e o fato da caixa dele estar no lugar errado pode irritar e deixar ele um gato mais chateado e estressado. Solução: reposicione a caixinha de areia.
7) Qual o tamanho da caixa de areia?
Ahh, isso super importa sim! Nada de pegar caixa de areia pequena para um gato enorme, ele pode ficar estressado, agressivo, chateado e sair fazendo xixi pela sua casa M E S M O. Mas qual o tamanho ideal: ele precisa dar volta na caixa e ficar confortável lá dentro. Pegue uma caixa de areia boa, perfil alto (laterais altas) e não precisa ser específica para gatos, você pode pegar em armazéns e lojas de materiais de construção caixas de misturar massa (essa é ótima para gatos grandes).
8) A caixinha de areia está limpa?
Gatinhos gostam de limpeza e se ele acha que ta muito sujo ele vai fazer fora, porque fora deve estar mais limpo que lá dentro! E você não precisa ser a freak e ficar catando cocô e lavando a caixa todos os dias (mas se quiser não tem problema também, tá) mas pelo menos duas vezes ao dia você P R E C I S A / D E V E tirar cocôs e xixis da caixinha. E pelo menos a cada 15 dias você P R E C I S A / D E V E lavar a caixa de areia por completo! Joga toda a areia fora e da aquela boaaaa esfregada (na pazinha também, bb).
E o mais importante é: Se tudo acima você deu um jeito de arrumar e continua o xixi fora, corra para o veterinário. Quanto antes você procurar um veterinário, melhor para o gatinho e também para o seu bolso!
Obs.: sempre procure um especialista em felinos!