A FELV afeta gatinhos de rua de todo o Brasil. Muitos dos nossos resgatados aqui em Curitiba estão chegando com felv e cada vez mais temos que testar muitos gatinhos. A FELV dificulta muito mais a adoção, principalmente por desconhecimento da doença e até preconceito. Então vamos explicar como a FELV é transmitida, como ela reage no organismo do gatinho e quais cuidados você deve ter!
👉Transmissão – A FELV é transmitida pelo contato físico com secreções, como a saliva e não é transmissível para humanos, cachorros ou outros animais. Por isso não deixe o seu gatinho com acesso à rua. Além dos perigos de atropelamento, maldade humana, há ainda doenças perigosos e muitas vezes sem cura.
👉 A FELV afeta diretamente o sistema imunológico do gatinho, deixando ele vulnerável para outras infeções. Ou seja, ele pode ter algo decorrente da imunidade baixa e não morrer de FELV.
👉Manifestação – diarréia, febre, vômitos continuos, coração muito acelerado, secreção excessiva nos olhos, anormalidade nas gengivas, infecções e doenças de pele, cicatrização lenta e tratamentos extramamente demorados.
Faça o exame no seu gatinho e procure um veterinário ESPECIALISTA em felinos!
POSSO ADOTAR UM GATINHO FELV SENDO QUE JÁ TENHO OUTRO GATINHO?
Pode sim. Primeiro, faça exame de fiv e felv no seu gatinho, não adianta adotar um testado e não ter testado o seu, mesmo ele não apresentando nenhum sintoma até hoje, abaixo explicamos os pqs:
📍Progressiva: o animal começa a apresentar os sintomas, significando que o sistema imunológico foi infectado e não conseguiu resistir a doença.
📍Regressiva: o gato é diagnosticado como portador da doença, mas ela não se alastra. Isso porque logo na fase inicial do contágio o organismo do felino conseguiu erradicar o vírus. Nesse caso o animal pode levar uma vida normal.
📍Latência: o animal é portador da doença, mas não aparece nos exames. Nesse caso, a doença fica armazenada na medula óssea do animal e pode causar outros problemas de saúde.
Então se seu gatinho foi testado, deu negativo, você poderá vacinar ele com a V5, que é a vacina contra a leucemia felina. Lembramos que nada é 100% garantido, mas até hoje não tivemos problema <3
Vacinando o seu gatinho com a V5, 30 dias depois você já poderá introduzir um felvinho em casa. ⠀
Felvinhos precisam ser muito bem alimentados, com ração de qualidade como sempre comentamos nos nossos posts, com probiótico (a vitamina c dos gatinhos) amor e carinho.
ADOTE UM FELVINHO