Esse é um assunto muito importante em época de Corona e quarentena. Primeiro porque os gatinhos podem ficar estressados por você estar em casa o tempo inteiro, e depois porque você não estará em casa o tempo todo e ele vai sentir falta disso! Preocupante né.
Gatos gostam de rotina e de familiaridade. Se demoraram para se adaptar com os humanos em casa o tempo inteiro, imagina quando for o momento de lidar com a separação?! Vai ser um momento delicado e importante e você vai precisar ajudar ele nesse processo.
Quais são os sinais de ansiedade?
Os sinais de ansiedade de separação nos gatos são fáceis de detectar – e você provavelmente já terá suspeitas de que seu gato sofre ou pode sofrer disso.
– Fazer xixi fora da caixinha de areia.
– Miando excessivamente
– Pode estar mais agressivo e destrutivo
– Agressão Higiene excessiva / obsessiva
– Saudações entusiasmadas demais quando o proprietário chega em casa
– Alterações na alimentação (para não comer quando o proprietário não está presente ou comer muito rápido quando está)
– Vômito
– Diarréia
Para os gatos, os transtornos em sua rotina podem causar ansiedade de separação nos gatos, e nenhum de nós pode negar que os últimos meses tenham sido um grande transtorno para todos nós. Pelo menos a próxima grande mudança – um retorno a algum tipo de normalidade – pode ser prevista, para que você possa começar a preparar seu gato com antecedência.
Dicas para aliviar a ansiedade.
1. Pratique sair
Gradualmente, faça saída rápidas e curtas, Faça períodos de exercícios mais longos, para que seu gato se acostume com você não estando lá o tempo inteiro. Vai ser uma adaptação gradual.
2. Deixe a TV ou o rádio ligado
Quando for sair, programe a tv ou rádio em algo tranquilo em um volume baixo para ajudar o seu gatinho a não se sentir tão sozinho. Existe o temporizador que poderá te ajudar a colocar 2 a 3 horas por dia.
3. Dê a eles oportunidades para desenvolver seus comportamentos naturais
Comportamentos como escalada, utilizar arranhadores (capachos de porta servem também como arranhadores) e caçar (ratinhos, cordinhas, bolinha de papel). Para deixar todos os aparatos ainda mais eficiente, mude as texturas, alturas e coloque esconderijos. Utilizar prateleiras e pontos altos ajudam os gatos a se sentirem mais seguros, oferecendo ao felino um novo ponto de vista. Sempre que for montar arranhadores e locais novos, que seja em locais que o gasto geralmente gosta de ficar (geralmente perto de janelas ou sacadas).
4. Faça um jardim interno
Gatos amam a natureza e você pode sim trazer um pouco do mundo exterior para dentro de casa, utilizando graminhas de gatos plantadas em vasos grandes, você pode plantar em bandejas também que o gatinho possa deitar e tomar sol. Outras plantinhas que gatinhos ama são: Catnip (a erva do gato é da família da Hortelã), milho (só plantar o milho da pipoca mesmo), grama normal, alecrim, tomilho e salvia. As plantas vão ajudar o seu gatinho a aproveitar mais o dia, curtir seu instinto natural e aproveitar o jardim de forma sensorial.
5. Use um difusor com Feliway
Infelizmente não é um post patrocinado. Mas o feliway (classic) a gente ama e indica sempre! O que é o feliway: ele replica feromônios naturais que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade do seu gato. E pode ser usado sozinho ou em combinação com suplementos naturais como florias e valeriana.
6. Não leve trabalho para casa
Se voltou a trabalhar na empresa, ao sair de lá, não leve mais trabalho para casa. Além de estressar você, o seu gato ficará ainda mais carente. O tempo que gastamos com nossos animais de estimação é precioso; aproveite ao máximo o tempo que vocês possuem juntos, brinque, abrace e beije! Diga que o ama!
Esse texto foi baseado em um artigo em inglês que você pode dar uma olhada aqui.