Nesse post vamos falar de ongs de gatinhos tá!
E o primeiro passo para conversamos com vocês sobre uma ong é o quanto você tem parceiros que você pode contar e confiar, pois o seu sucesso vai depender disso.
O primeiro passo é montar a estrutura organizacional da sua ong. Mesmo que você não tenha nada no papel, não pense em ainda em ter um cnpj, você precisa organizar e estabelecer rotinas e regras. NÃO VÁ ABRIR A ONG SEM TER TUDO ORGANIZADO E FUNCIONANDO.
Ongs não possuem ajuda do governo/estado. Ongs não conseguem “Cpf na nota” com tanta facilidade como dizem. Ongs precisam pagar contador e precisam ter uma organização excepcional para não gerar problemas!
A Crazy Cat Gang, durante aprox 1 ano, tinha apenas uma pessoa resgatando, a cada ano que passava, a fundadora da ong ia chamando e testando diferente formas de gerenciamento e quantidade de pessoas para ajudar.
COMEÇANDO A ORGANIZAÇÃO
Você vai precisar de um presidente, um vice presidente e um diretor financeiro.
Além dos 3 principais que vão ter que resolver as maiores nabas que aparecerem, você vai precisar de pessoas de confiança e setorizar os resgates. A nossa ong, por exemplo, tem o seguinte organograma.
– Coordenadores –
Resgate
Lar temporário
Comunicação
Atendimento
Logistica
Produtos
Eventos
Financeiro
E QUANTOS VOLUNTÁRIOS?
Além dos coordenadores, dentro de cada um desses setores, existem os – voluntários –, que são responsáveis por tarefas específicas.
Tudo precisa ser documentado, pois se um voluntário desistir, o próximo que assumir basta ler o documento e ele saberá quais as funções que ele vai seguir e a quem vai reportar.
Aqui então temos a seguinte quantidade de voluntários:
Resgate – 4 pessoas, uma que assume o contato direto com o pedido de resgate, as outras 3 pessoas ajudam entregando arapuca, indo até o local (quando possível, porque todo mundo trabalha né)
Lar temporário – 4 pessoas, temos uma veterinária interna que ajuda a gente de forma virtual, uma veterinária que também nos ajuda de forma virtual que ajuda com a cobrança de vacinas etc.
Atendimento – Aqui temos 3 pessoas, é um dos setores mais importantes para que ong funcione com organização e excelência nos processos de adoção.
Comunicação – 6 pessoas, temos uma pessoa para fazer os textos dos posts, uma pessoa para fazer as imagens, temos dois voluntários para criar os textos pro blog, uma pessoa para criar os stories, uma pessoa para fazer arquivos que vão para a gráfica.
Logística – dentro de logística temos um grupo só para as caronas (são mais de 15 pessoas) que auxiliam a gente a levar gatinhos para castração etc.
Produtos – temos nesse setor dois voluntários.
Eventos – agora com o COVID (matéria escrita em julho de 2020) estamos com o setor de evento travado, mas esse time conta com aproximadamente 12 pessoas.
Financeiro – 4 voluntários, o financeiro de ong é algo mais complicado, então tente utilizar picpay, mercado pago e bancos virtuais, que pelo menos duas pessoas possam ter acesso para liberar transferências e pagamentos. Não concentre tudo em uma pessoa só (mas que tenha um coordenador para ficar em cima) e cuidado com com o seu cpf. Converse com algum contador amigo que possa dar dicas. Mas não saia correndo abrir uma ong antes de ter tudo estrutura primeiro tá!
FERRAMENTAS QUE USAMOS E INDICAMOS
O que usamos para nos organizarmos:
Google drive com pastas setorizadas. Dentro do google drive utilizamos tudo, apresentação para criar os manuais (cada setor precisa ser documentado)
Mlabs. Utilizado pela comunicação e atendimento para agendar as publicações e não ficar o tempo todo tendo que entrar no insta ou face para postar.
WordPress. Para criar nosso site.
Trello. Para organizar, planejar e principalmente contabilizar a quantidade de resgates que estão para chegar. O trello é excelente e gratuito e você pode assistir os vídeos com todas as dicas para tirar um melhor proveito.
Site próprio com os dados veterinários. Aqui tivemos a ajuda de um programador que fez um site parecido com os que são usados pelos veterinários. Tem foto, peso, e todas as informações necessárias para a gente dar o melhor cuidado possível para o gatinho. Inclusive receita veterinária.
A ABERTURA DA ONG – A BUROCRACIA
Se você está atuando por pelo menos um ano dessa forma e está funcionando bem, você pode optar por seguir os próximos passos da abertura do cnpj. Não existe CNPJ de ong tá, ele funciona como uma associação.
Vale a pena ligar nos cartórios da sua cidade e checar quais documentos você precisa com assinaturas, quais com reconhecimento de firma, quantas cópias etc.
– Ata de constituição
– Pedido de registro
– Convocação de assembleia
– Estatuto
– Regimento interno
– Relação nominal dos sócios fundadores
– Relação qualificada da diretoria
– Certidão negativa do presidente da ong em 3 cartórios (cheque na sua cidade e região como funciona)
Você vai gastar aproximadamente R$800,00 para iniciar a abertura da ong.
Você também vai precisar de um advogado para assinar o estatuto.
– Contratar um contador – é obrigatório ter um contador e para isso você precisa projetar os gatos do seu primeiro ano de funcionamento, pois o pagamento do contador saíra do caixa da ong ou de seus voluntários.
– Uma dica importante sobre o endereço da ong.
É muito provável que você não tenha um endereço de ong, como uma loja ou um abrigo, então na hora de criar o estatuto, evite colocar o endereço.
Quando for dar sequência na abertura da ong, procure por algum voluntário que more em casa própria e ainda não tenha um cnpj naquele iptu para poder abrir sem grandes implicações e conseguir com mais facilidade participar do programa “cpf na nota”.
Você encontra modelos dos documentos que você vai precisar nesse link aqui.
E não desiste, muitas vezes ter um cnpj não significa que você fará um trabalho melhor.
😉