Sempre recebemos dúvidas de como fazer para resgatar um gatinho e aqui vamos descrever um pouco a nossa experiência e como fazemos para pegar desde gatinhos ferais a gatinhos dóceis porém assustados.
No dia do resgate, esteja sempre preparado com caixa de transporte, comida (atum natural, sachê, presunto ou salame). Se o gato for extremamente feral, você precisará com certeza de luva de solda e uma arapuca.
PREPARE-SE PARA O RESGATE:
Planeje com tempo. Não adianta tentar resgatar correndo, muitas vezes demoram horas ou até dias para você resgatar um gatinho. E não desista!
Vá com roupas que protegem braços e pernas.
Já tenha contato de locais que você possa levar o gatinho correndo para castrar.
Leve comidas cheirosas como atum natural, sachê, peito de peru, salame etc.
NUNCA, NUNCA tire o gatinho da arapuca em um local que não esteja seguro e fechado em 4 paredes com janelas e portas fechadas. Nunca indicamos levar um gatinho assim para casa, leve sempre direto ao veterinário.
Caso seja mordido, vá ao hospital, pois a mordida, por mais superficial que pareça, pode infeccionar.
Tenha carona que possa te ajudar na locomoção do gatinho pós resgate.
Faça reconhecimento do local alimentando o gatinho por pelo menos uma semana, antes de ir propriamente para o resgate. (e mesmo no reconhecimento, leve caixa de transporte, pois o gato pode ser dócil e você já poderá salvar essa vidinha).
Resumindo:
Faça reconhecimento do local
Deixe pré agendado um horário no veterinário (se tentar resgatar um dia antes, deixe o gato na arapuca)
Roupas apropriadas
Comidinhas cheirosas
Arapuca e caixa de transporte
INDO RESGATAR O GATINHO DÓCIL
1)Faça um reconhecimento do local antes da tentativa do resgate, como comentamos acima.
2) Não vá em um monte de gente, falando alto e gritando. Vá em no máximo duas pessoas, sempre em silêncio e respeitando o tempo do animal.
3) Vá preparado com comida, caixa de transporte e luvas de solda. Mesmo sendo gatinho dócil, quando ele está assustado, poderá machucar.
4) Tente colocar a comidinha picadinha em um trajeto em direção a caixa de transporte e coloque mais comida lá dentro. Observe se ele vai entrar na caixa e feche com rapidez (usando luva de solda) ou algo que proteja a sua mão.
5) Corra ao veterinário.
RESGATAR UM GATINHO FERAL
Protocolo mundial de gatos ferais: protocolo CED/RED/TNR
O CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) ou RED (Recolher-Esterilzar-Devolver) ou o TNR (Trap-Neuter-Return) que é basicamente o controle populacional de gatos de rua, principalmente os ferais (que retornaram ao modo de vida selvagem, sem possibilidade de socialização com humanos).
Nesse vídeo você pode entender até quando você conseguirá amansar um gatinho (geralmente até 3/4 meses de vida) sendo gatos maiores que não tiveram contato com os humanos na primeira infância (ou ainda trauma como violência e susto) sendo a socialização extremamente difícil (muitas vezes impossível)
1) Após observar a analisar o local que o gatinho vive, monte a arapuca com comida bem cheirosa dentro (peito de peru, salame etc)
2) Coloque panos em volta da arapuca e papelão ou jornal protegendo a base da arapuca para que o gatinho se assuste menos e você ao levantar a arapuca não corra o risco de machucar a patinha dele.
3) Entenda o modelo da arapuca e faça testes antes para ter certeza que vai funcionar. Nunca solte um gatinho após entrar na arapuca! Ele nunca mais irá entrar e pode assustar outros gatos da região fazendo com que ninguém mais entre. Então entrou na arapuca, leve para a clínica direto!
Há muitos vídeos que podem te ajudar a montar a arapuca especifica que você comprou ou conseguiu emprestado, e alguns nomes recorrentes para arapuca são: gatoeira e armadilha para gambá.
E obrigada por querer ajudar os gatinhos!