Comportamento

Como dar remédio para gatinhos

Dar remédios para gatinhos pode ser mais fácil do que você imagina. Muitas vezes eu vejo vídeo na internet de pessoas amarrando os gatos e colocando panos em volta (principalmente de gatos mais assustados com remédios) o que ajuda ainda mais a traumatizar o bichinho! Por favor, não façam isso.

Opções de medicação:
Comprimidos – eu particularmente prefiro comprimidos, se bem dado, o gatinho raramente baba e não traumatiza tanto quando os remédios líquidos.

Comprimidos palatáveis – com gosto de bacon, frango etc – algumas farmácias de manipulação animal faz remédios biscoitos, o valor geralmente é mais caro, mas dependendo do gato, compensa.

Líquido – você também poderá manipular o remédio líquido que deverá ser aplicado com seringa, aqui você pode pedir para a farmácia de manipulação colocar um sabor, escolha algo que você saiba que seu gato gosta, não vá inventar.

Pasta – a pastinha também poderá ser manipulada com sabor de algo que seu gatinho já gosta e atenção, peça ao seu veterinário para fazer uma quantidade a mais, até você pegar o jeitinho de dar para o seu gatinho pode rolar algumas babações e remédio espalhado por ai.


Injetável – se você não tem prática nenhuma e sabe que não conseguirá medicar seu gatinho direito, pergunte se há alguma alternativa injetável que o veterinário faça na hora da consulta. Alguns antibióticos pode ser reaplicados a cada 48h ou até 14 dias.

Não transforme a hora do remédio na hora do terror. Então se você está acostumado a embrulhar seu gato na coberta, que tal tentar outra alternativa?

– tenha requeijão, sachê ou atum natural
– separe o comprimido

Onde o seu gato curte ganhar carinho? Ou em qual momento ele ta mais relaxado com vc? Pois é nesse momento que podemos entrar com alguma das opções abaixo.


Opção 1:
Ah é a hora do sachê? Então comece a dar sachê na sua mão, deixe ele lamber, dê mais um pouquinho e agora mergulhe o comprimido no sachê e coloque na lateral da boca dele tentando enfiar o máximo possível na garganta. Segure a carinha do seu gatinho fechando a boca dele e fazendo carinho. Faça carinho no pescoço, na orelha e solte.
E ai? Deu certo?


Opção 2:
O gatinho está ali relaxado contigo né? Pode ser brincando, ganhando carinho ou até dormindo, nesse momento mergulhe o comprimido ou capsula numa das comidinhas citadas acima e coloque na boca dele, na posição que ele está mesmo, nada de virar ele de ponta cabeça ou amarrar tá. Assim que colocar a capsula, segure a carinha dele apertando levemente o maxilar para ele não abrir a boca e faça carinho, faça ele olhar para você, ao inclinar a cabeça pra cima, fica mais fácil de engolir o remédio.


Opção 3:
Se o seu gato curte ficar de barriga pra cima do seu colo e corte um carinho dessa forma, aproveite. Você pode colocar o remédio no canto da boca dele (melecado nas comidinhas descritas cima) segure o focinha fazendo carinho e espere ele engolir.


Opção 4:
Rola enganar seu gatinho, você pode colocar biscoitos (coloca uns 3) na sua mão e o comprimido junto. 80% dos gatinhos são enganados e nem percebem, mas não vai contar pra eles tá?

Opção 5:
A pastinha – aqui podemos voltar a enganar os gatinhos hihihihi, muitas vezes a pastinha é fácil de misturar no sachê ou no atum, mas atenção, não coloque muito sachê ou atum, se não o gatinho vai comer tudinho e não vai tomar o remédio. Você pode colocar a dosagem no seu dedo e passar pela boca toda do gatinho, pode fazer meleca, mas se você não tem muita experiência, você pode ser sentir mais tranquila medicando assim.


Opção 6 :
O liquido você precisa colocar na seringa a quantidade que a veterinária indicou (peça para ela receitar com uma % de perda). Para que o gato babe menos (é normal ele babar, e ele vai babar de qualquer forma), você deverá colocar a seringa bem próxima a garganta e pela lateral da boca, quanto menos pegar na língua, menos gosto ele irá sentir.


Opção 7:
O aplicador de medicamentos. Talvez essa deveria ser a opção número 1, pois já usei e não tem como reclamar, não teve erro, não teve baba e ninguém saiu ferido. Você coloca o remédio na ponta do aplicador (quando é capsula eu gosto de colocar uma gota de óleo de azeite para não entalar na garganta do gatinho) e colocar o remédio quase na garganta! Indolor e super fácil!


ATENÇÃO – faça o seu gatinho tomar água para ter certeza que o remédio (principalmente cápsulas e comprimidos) não estão entalados na garganta do gatinho!
E pergunte sempre ao veterinário se o gatinho deverá tomar remédio em jejum ou após as refeições. Alguns remédios podem dar gastrite e isso pode gerar um problema ainda maior!

Ps. se o seu gatinho vomita muito, peça um remédio de proteção estomacal para o seu fofuxo.

Você também pode querer ler...