Resgate

Rinotraqueite – A gripe felina

Sim gente, gatinhos também ficam gripados. E não precisa estar muito frio pro gatinho começar apresentar sintomas da gripe, o tempo seco também é sinônimo de gripe 🙁

Mas atenção, se você der bobeira e não tratar logo que ver os primeiros sintomas, outras patologias mais sérias podem surgir decorrente da gripe. E quem vai se ferrar é o seu gatinho e você gastando mais dinheiro.

QUAIS OS SINTOMAS:

  • Secreções ocular
  • Espirros
  • Secreção nasal
  • Preguiça
  • Perda de apetite
  • Febre

Tudo vai depender da imunidade do seu gatinho, desde qualidade da alimentação, manutenção com probiótico, vacinas em dia. Mas se você notar secreção nasal ocular já passou da hora de correr no veterinário.

Mas como o meu gatinho pega gripe?

Pelo ar, em contato com secreção de outro gatinho gripado, contato com objetos que outro gatinho usou/brincou. E atenção, nem sempre o gatinho que transmite fica doente com a gripe felina, ele está contaminado porém não apresenta nenhum sintoma descrito acima. E é importante saber que humanos, outras espécies animais não pegam a gripe felina.

Como faço pro meu gatinho não pegar a gripe felina?

Apenas a vacinação com a v4 ou a v5 vai ajudar o seu gatinho a ficar longe da gripe felina. Há também a vacina contra a gripe felina, mas como nada é 100% eficaz, indicamos:
– faça fiv e felv no seu gatinho
– dê a vacina v5, são duas doses no primeiro ano de vida e manutenção anual de uma dose (o mesmo para a v4)
– dê ração de qualidade. Ração vendida em mercado tem qualidade duvidosa, altos índices de sódio, gordura etc.
– tenha sempre probiótico em casa, o probiótico é como a “vitamina c” dos humanos, vai ajudar o gatinho a manter a imunidade alta sem risco de pegar doenças.

Seu gatinho pegou a gripe? E agora?

A nossa ong sempre resgatar gatinhos com a rinotraqueite já em estado avançado, os tratamentos sintomáticos acabam não funcionando e temos que entrar com antibiótico, Lysin e complementando com interferon.
Mas a única pessoa que poderá passar o tratamento adequado pro seu gatinho é o seu médico veterinário. E busque sempre um veterinário especialista em felinos tá, essa é nossa dica principal!

Não pare por aí, você pode gostar de ler sobre ...